sexta-feira, 29 de março de 2013

Estranha Mutação: Chifres e Cascos, O Sátiro de El Salvador



EL SALVADOR. José, 19 anos (em 2013) mora em um lugarejo (canton) remoto, extremamente pobre, nas imediações do município de Ilobasco (Departamento de Cabañas) sofre de uma anomalia no tecido epidérmico que faz nascerem protuberâncias de aparência óssea. 

Algumas parecem chifres, outras parecem garras, grossos espinhos mas, especialmente, suas mãos e pés desenvolveram cascos disformes e doloridos. Ele é incapaz de caminhar. 

É um daqueles estranhos casos desses enigmas genéticos. É a moléstia que tornou famoso em 2008, Dede Koswara, pescador de Bandung, o chamado Homem-Árvore da Indonésia. 

O nome científico da disfunção ou "desordem da pele" é Epidermodisplasia verruciforme (também chamado de displasia de  Lewandowsky-Lutz). É uma doença extremamente rara, hereditária, caraterizada por uma desregulagem no metabolismo da pele provocado por uma sensibilidade (e consequente reação) anormal ao horrendo papilomavirus humano (o HPV). 

Na pior das hipóteses, dentro do nível de normalidade, esse vírus é o causador das verrugas. Porque se a doença é rara, esse vírus não é. Ao contário, é muito comum. São encontrados em cerca de 80 por cento da humanidade manifestando-se como infecções assintomáticas. 

A Epidermodisplasia verruciforme é uma mutação que "desativa" os genes HP no cromossoma 17 do código humano. Não existe cura ou tratamento efetivo que possa consertar a programação daquele gene mutante. 

Tudo o que se pode fazer é usar medicamentos inibidores da desordem, alguns - realmente, positivamente atuantes, como os Interferons, os Retinóides e, eventualmente, extirpar, sim, cirurgicamente as incômodas e dolorosas excrecências. 

O caso faz pensar nos mistérios da fórmula genética humana ideal, na invisível inteligência bioquímica que rege esses corpos de pele, carne, sangue e ossos; faz pensar na infinitamente complexa equação da lógica que rege os experimentos, as vezes cruéis, da Natureza. 

Uma equação ainda incontemplável para o Conhecimento humano. No caso de José, de El Salvador, a drama social que agrava enormemente a situação é recorrente, no mundo. É evidente. É gente muito pobre sem nenhuma esperança de acesso aos cuidados médicos necessários para amenizar o sofrimento do rapaz e sua mãe.





Somente "Homem árvore: o mais visto da internet" - postado por kisses boy IN [http://youtu.be/Pl4JQufOzPY] com 1 minuto e 15 segundos de duração, postado em 26 de novembro de 2007, tinha mais de 7 milhões de visualisações neste março de 2013. 

IMAGEM ACIMA. Do programa de televisão Beyond Ordinary (algo como ...Fora do Comum) - Discovery Health. A representante do governo da Indonésia diz: Sir I give regards from the president and the First Lady. The goverment takes notice of you. Whatever your needs, We will take care of you...
  
(Senhor, eu trago recomendações do Presidente e da Primeira Dama. Sejam quais forem suas necessidades, nós vamos cuidar de você).

YOUTUBE, Treeman: The Surgery - Part.2
postado em 28 Novembro de 2008. 
[http://youtu.be/yLsxf_Zgp_Q]


Para o Homem-Árvore, Dede Koswara, a divulgação do caso nos midia eletrônicos, televisão e internet, foi a salvação. Chamando a atenção do mundo, com imagens e depoimentos em video recordista de visualizações no YouTube, o indonésio conseguiu a assistência de um dermatologista norte-americano da University of Maryland - School of Medicine, em Baltimore - Anthony Gaspari (imagem abaixo) - que, que aplicou medicação e fez a primeira cirurgia, em 2008. 




O dermatologista norte-americano Anthony Gaspari. Viu o caso em um documentário de TV e ficou ineteressado. Ele foi até a Indonésia. Visitou Dede Koswara na residência do paciente onde colheu amostras de tecido para exames a fim de fazer o diagnóstico e estabelecer uma linha de tratamento.


Segundo o diagnóstico, Dede Koswara precisa de duas cirurgias anuais como parte de seu tratamento, cuja base medicamentosa é a Vitamina A e seus derivados (Retinóicos). O tratamento é obrigatoriamente contínuo porque a doença, tem controle, é dispendiosa e/ou simplesmente invisível em sua raridade bizarra na lógica dos gestores da saúde pública, mas não tem cura. 

Para o salvadorenho conhecido somente pelo prenome - José; para José de... El Salvador, talvez o caminho único de acesso ao Admirável Mundo do Milagre da Medicina humana seja o mesmo do Homem-Árvore.

Se expor na pauta dos programas, blogs e outros nichos da comunicação, não raro classificados entre os temas do entretenimento, que ali incluem o extremo do bizarro. 

Então há esperança para José porque ele pode ser o próximo homem... bizarro, mutante. Afinal, suas excrescências têm sua própria personalidade. José jamais poderia ser o novo Homem-Árvore. 

Ele é o Homem dos Cascos e Chifres. Ao contrário do indonésio, que mostra desenvoltura no trato com os jornalistas, cercado de familiares - José de El Salvador é um jovem cuja condição peculiar prejudiou e prejudica seu desenvolvimento como um todo. 


Nas redondezas onde mora é uma aberração que provoca o riso ou choro deaqueles que o contemplam. Rejeitado, vive praticamente isolado na choupana. Somente ele e a mãe que, visivelmente exausta pondera que o caso do filho foi um trabalho de feitiçaria. 

Infantilizado em seus 19 anos (em 2013), ele é carregado nas costas pela mãe já cansada e sofrida; porque seus pés tornaram-se uma dor inviável, desfuncionalizados. Abandonado em sua pobreza e ignorância em um "lugar nenhum' da América Latina (mas... com celular!), sem o milagre dos midia, sem quinze minutos de fama sob os flashes do Circo, José provavelmente jamais será libertado da maldita mutação. 




IMAGEM: José de Salvador. TELEMUNDO-47

Mas ele tem uma chance. Porque tem algo de realmente mutântico na figura de José de El Salvador. No rosto, uma expressão de alheamento, um diabólico cavanhaque de aspecto ósseo que confere ao rapaz a aparência de um sátiro e uma discreta ponta de alegria no brilho de seus estranhos olhos, muito claros, verdes ou azuis, completamente inesperados em um jovem nativo do fim do mundo...  O SÁTIRO de El Salvador.

FONTE: Extraña deformidad, le crecen garras (VIDEO EM ESPANHOL). 
TELEMUNDO-17/MÉXICO, publicado em 28/03/2013.
[http://www.telemundo47.com/videos/Extrana-deformidad-lo-mantiene-inutil-200350241.html]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...