terça-feira, 29 de janeiro de 2013

"Fantasma da Viúva" Ataca na Tailândia: 10 Mortos


TAILANDIA. No nordeste da Tailândia, na pequena aldeia (bairro - Tambon) de Tha Sawang, no distrito (cidade) de Mueang Surin (na província, estado de Surin), uma... Entidade Viva Não Identificada (que este editor chamaria de uma ULE - unidentified Live Entity) está aterrorizando os moradores, perpetrando ataques paranormais,  matando pessoas. 

Já somam 10 os mortos pelo "Fantasma da Viúva". De acordo com o Bangkok Post, a necropsia forense revelou que todas as vítimas, homens saudáveis, sem traço de qualquer doença, morreram de insuficiência respiratória. 
 
Os aldeões contrataram os serviços de um (a) medium (espírita) para investigar o fenômeno. Este (ou esta) medium diagnosticou um caso de phi mae mai ou síndrome da Morte Súbita - lai thai, causado pela ação "Fantasma da Viúva". Significa que há um fantasma asfixiando essas vítimas. 

Como medida de combate ao fantasma, o medium recomendou aos residentes daquele bairro pendurar uma camisa vermelha do lado de fora das casas. Alertou, ainda, que o espírito tem preferência por filhos únicos varões mas, isso não é uma regra.

As camisas vermelhas suscitaram boatos de que toda essa movimentação paranormal é manobra política de um grupo de oposição ao governo conhecido como Camisa Vermelha: é a Frente Unida Para a Democracia contra a Ditadura (UDD). Os governistas são os Camisa Amarela, da Aliança do Povo Para a Democracia (PAD), no poder desde o golpe militar de 19 de setembro de 2006. 

Indiferente à querela política, o povo - que pendurou as camisas vermelhas em suas portas - deseja apenas escapar da maldição do Fantasma da Viúva. Um morador de Tha Sawang, 61 anos - comentou:  

Eu pendurei a camisa vermelha não por causa de meus pontos de vista políticos mas é porque estou preocupado com a segurança de meu sobrinho. Eu não acredito necessariamente na história mas tomo precauções...

Na tradição folclórica tailandesa, os phi mae mai são espíritos femininos. Viúvas jovens que, por sua vez, também morreram de morte prematura e violenta. 

Esses espíritos ficam presos ao mundo por desejo sexual e à noite vagam entre as casas de um povoado, de uma cidade, em busca de homens jovens que tomam por seus maridos e a quem assaltam sexualmente, exaurindo-os ou sufocando-os até a morte. 

Mas, esse recurso às camisas vermelhas é um elemento estranho à tradição. O remédio, segundo estudos acadêmicos, é outro e muito lógico. O fantasma ataca à noite, na cama, quando os homens vão dormir. 

Então, o truque é enganar o fantasma: o homem deve travestir-se mulher, ir dormir vestido com roupas femininas, usando batom e até as unhas pintadas. Vale tudo para a caracterização ser eficiente. 

Além disso, o que é colocado na frente das casas não são camisas vermelhas mas, falos, pênis esculpidos em madeira ou outro material. Outra medida para desviar a atenção da fantasma: talvez ela se contente com a "prótese"... *

* (Suwannā SATHÃ'ÃNAN, Suwana SATHA-ANAND. Women's Studies in Thailand: Power, Knowledge, and Justice. Ewha Womans University Press, 2004 - p 200 - [http://books.google.com.br/books?id=346kE4ff9IgC&dq=%22mae+mai%22&source=gbs_navlinks_s]) 

Sendo assim, esse ou essa medium parece mesmo tendenciosa (o) aplicando esse feitiço das camisas vermelhas. Meditemos...

FONTE 
Red shirts keep 'widow ghost' away.
BANGKOK POST, publicado em 17/01/2013.
[http://www.bangkokpost.com/news/local/331297/red-shirts-keep-ghost-away]

Nenhum comentário: