sábado, 21 de abril de 2012

Os Bi-Gênero & A Genitália Fantasma




Cientistas afirmam ter descoberto um novo gênero de ser humano, que não é nem masculino nem feminino. As pessoas que apresentam essa condição têm, o que está sendo denominado de "genitália fantasma" do sexo oposto ao que aparentam.

Um grupo de pessoas diagnosticadas como portadoras de "incongruência de gênero alternada" (AGI) sofrem do estranho fenômeno de mudar, involuntariamente, de sexo, instantaneamente (ou seja, de repente, rapidamente).


A maioria dessas pessoas, também chamadas de bi-gender (algo como bi-gênero) experimenta a sensação de possuir "seios-fantasma" ou, o "pênis-fantasma", de acordo como sexo aparente dominante.

A questão vem sendo investigada por neurocientistas, como o diretor do Center for Brain and Cognition da University da California, em San Diego, professor Vilayanur Ramachandran e sua discípula, Laura Case. Eles já entrevistaram e estão examinando 32 pessoas através de um fórum online de bi-gêneros.


Um dos afetados pela doença, relatou aos pesquisadores: Se eu estou no modo de ser masculino e vejo alguém chorando eu reagir como homem (com um certo constrangimento) e interagir de de forma enérgica (como, levante-se!) mas se estiver no modo feminino deser então reajo como uma mulher e penso Oh! querida... (uma reação mais doce).

Outro bi-gênero, do sexo feminino, conta: As vezes eu acordo pensando que tenho um pênis ou que não tenho seios. eu choro por isso. Nem consigo sair da cama porque não sei se ao me levantar serei mulher ou homem. Não tenho certeza da verdade; não sei se apenas minha mente pregando peças em mim. É estranho porque, normalmente, eu nem quero ter um pênis.

Entre os entrevistados, 11 dos quais eram mulheres e 21, homens, cerca de um terço disse que a mudança de gênero é possível. A maioria afirma que sofre com tais mudanças de sensação semanalmente e 14 deles passam por essa transformação uma vez ou mais por dia.

Os pesquisadores contam que seu estudo preliminar, constatou que 'entre os dois extremos da sexualidade humana, homem e mulher, encontra-se um espectro indefinido, mal compreendido e mal estudado. É a ambiguidade da identidade sexual, uma parte muito importante da condição humana que desafia a classificação rígida.


Dr. Ramachandran explica que os resultados da pesquisa, até agora obtidos, não são conclusivos. Precisamos descartar a possibilidade do fenômeno ser apenas uma variante do transtorno dissociativo de identidade (ou transtorno de personalidade múltipla). É necessário (ir além buscando) a evidência física sob a forma de flutuações dos níveis hormonais ou dados da imagem cerebral. Não sabemos com o quê estamos lidando.

Porém, o estudo já descobriu que os portadores da "incongruência de gênero alternada" (AGI) têm uma tendência a ambidestria e transtorno bipolar, o quê, acreditam os cientistas, indica uma base biológica para problema. O próximo passo dos exames é monitorar, nos pacientes, alterações rápidas nos níveis de progesterona e testosterona.

Todavia, está provado que o transtorno bi-genero é real, conforme resultados das primeiras pesquisas publicadas neste mês (abril, 2012) na revista Medical Hypotheses no artigo: A new neuropsychiatric syndrome providing insight into the dynamic plasticity of brain-sex’ (algo como - Uma nova síndrome neuropsiquiátrica: informações sobre a plásticidade da dinâmica do sexo no cérebro).

Vilayanur Ramachandran bastante conhecido por estudar os aspectos mais bizarros da mente humana. Ele pesquisa, também, a sinestesia, estranha condição em que os sentidos das pessoas se misturam, como pessoas que podem ouvir as cores e sentir os sons por meio do tato. É um distúrbio pouco divulgado mas que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Já na década de 1970, na Rússia, cientistas estudaram exaustivamente casos de pessoas cegas que percebiam cores pelo tato entre outros fenômenos que parecem ser sobrenaturais.


COMENTÁRIO DO EDITOR: Segundo a Antropogênese teosófica, a espécie humana, tendo sua origem coincidente com o nascimento do próprio planeta Terra, já se manifestou em mais de uma forma de SER. Da etérea até a física, corpórea, densa - que predomina há mais de um milhão de anos. A presente Humanidade é considerada a sucessora dos Atlantes e identificada como a Quinta Raça Humana, uma raça de corpo denso.

A Terceira raça Humana, porém, os Lemurianos, em seus primórdios, segundo a Doutrina Secreta de H.P. Blavatski, não foi absolutamente corpórea, mas algo intermediário entre a matéria sólida, a líquida, o gel e o gás.

Segundo os termos usados pela ocultista russa, os primeiro lemurianos tinham seus corpos, gigantescos, constituídos de uma substância albuminosa (de albumina) e eram hermafroditas, do modo como é relatado, por exemplo, na crônica de Platão - na obra O Banquete, na fala de Aristófanes.

Ainda de acordo com a Teosofia, embora a evolução das formas e da bioquímica, ao longo do processo de evolução, praticamente sepulte os modelos do passado completamente, alguns resíduos ou vestígios das formas arcaicas podem, eventualmente - emergir em virtude de acidentes que ocorrem na concepção no momento da configuração da herança genética.

Esses acidentes podem ser, inclusive, de natureza mental, de algo que pode ocorrer na mente dos progenitores como, ainda, na mente do "espírito" encarnante no instante da concepção ou no processo preparatório da reencarnação incluindo o período de gestação.
 
Disso, resultariam certas anormalidades físicas ou mesmo neurofísicas, psiquiátricas-físicas etc.. Entre elas, o aparecimento de uma cauda, por exemplo, o hermafroditismo biológico e, quem sabe, esse novo transtorno, bi-gênero, (que, todavia, parece ter uma essência mais espiritual na origem que bioquímica de modo que o espírito influencia o orgânico) - que resulta na ambiguidade da identidade sexual em um nível profundo, causando inclusive a sensação de realmente possuir órgãos que não estão, de fato, presentes na forma física do indivíduo afetado.


FONTE: GARDNER, Tom. 'Our gender shifts by the hour': Incredible claim of group who suffer from 'phantom genitalia'.
Daily Mail, publicado em 20/04/2012.
[http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2132793/Our-gender-shifts-hour-claims-group-suffer-phantom-genitalia.html?ito=feeds-newsxml]


terça-feira, 17 de abril de 2012

Ameaça Dinossauro - Os Possíveis Mundos dos Monstros Inteligentes




USA. O telescópio Kepler, da NASA, examina o espaço cósmico em busca de mundos habitáveis. A investigação sobre localização de formas de vida extraterrestres torna-se cada vez mais especializada e intensa. Porém, existe ao menos um cientista que acha que esse projeto, como um todo, pode ser uma péssima idéia



O químico, PhD - Ronald Breslow sugere que formas de vida com uma pequena diferença na configuração de aminoácidos e açúcares poderia resultar em criaturas terríveis e temíveis, colossais e ferozes como os dinossauros que habitaram a Terra arcana mas inteligentes e capazes de produzir uma cultura tecnológica, como os Homens. O Sauro sapiens.

Breslow conjectura: "Para nós, seria melhor não conhecê-los". E acrescenta que foium golpe de sorte que um asteróide tenha dizimado os dinossauros terrenos deixando a evolução da vida livre para os mamíferos, para as Humanidades.


Os dinossauros poderiam ter evoluído, ter desenvolvido sua inteligência e - então, seriam monstros inteligentes, guerreiros armados cruéis porque manteriam, provavelmente, sua fome por carne fresca e uma completa indiferença pelos outros seres viventes.

O cientista admite a possibilidade deste fenômeno poderia acontecer não significa que efetivamente aconteceu, aqui ou em qualquer outro planeta e explica:

Uma evolução assim implica em um desenvolvimento da vida baseado em D-aminoácidos e L-açúcares. Essas formas de vida, seriam, então, versões avançadas
(intelectualmente) de dinossauros. Considerando essa possibilidade, foi muito bom para os mamíferos que os dinosauros tenham desaparecido da face da Terra.


Em seu estudo, R. Breslow examina o mistério milenar da razão pelaqual os aglomerados de açúcares do DNA e do RNA, os materiais genéticos, na Terra, existem - principalmente, predominantemente, na peculiar orientação que hoje se observa.

Porque existem ao menos duas orientas possíveis, para a esquerda e para a direita, que espelham, uma a outra como acontece com as mãos.

O surgimento da vida, por exemplo, depende de proteínas conterem apenas uma forma quiral * (orientada) de aminoácidos, para a esquerda ou para a direita.

(* QUIRAL. propriedade que distingue um objeto de sua imagem especula, observada superficialmente ou seja, uma propriedade que, na química e bioquímica somente é percebida pelas lentes dos microscópios)
.


Com exceção de umas poucas bactérias, os aminoácidos de todas as formas de vida terrenas são orientados para a esquerda enquanto a maioria dos açúcares, configura-se na direção oposta.

Essa simetria é denominada homoquiralidade e a ciência desconhece os fatores que a determinam (eu poderia sugerir, dos picos da minha ignorância que, talvez, quem sabe, isso seja determinado pela Inteligência Superior Criadora de todas as Coisas, aquele que os maçons, por exemplo chamam de o Arquiteto do Universo, aquele a quem nós, os macacos pelados chamamos Deus).


Breslow aponta evidências que apóiam a idéia de que ácidos aminados (aminoácidos) incomuns (neste planeta, na época) foram transportados para a Terra primeva, ainda desprovida de seres vivos, por meteoritos cerca de 4 bilhões de anos atrás. (É a velha teoria da Panespermia).

A partir de então, através dessa "fecundação cósmica" (e mitologicamente grega, no mínimo, porque Urano, o Céu - fecundou exaustivamente Gaia; e produziu monstros...) se estabeleceu, enfim - o padrão dos aminoácidos que hoje conhecemos como "normais": os amiboácidos conhecidos como "L" - pela sua geometria, que são as proteínas terrenas e os açúcares chamados de "D", encontrados no DNA.


Porém, nada impede que, em outros quadrantes do espaço sideral, essas partículas de vida não tenham assumido ou não venham a tomar configurações diferentes, fecundando outros planetas como sementes de um tipo de vida superior porém, completamente diverso daquela que se conhece neste orbe. Formas de vida que poderiam ser terrivelmente hostis à curiosidade dos seres humanos. Meditemos...

FONTE: WAUGH, Rob. Welcome to our new lizard overlords: Study suggests alien worlds could be full of super-intelligent dinosaurs.
Daily Mail, publicado em 12/04/2012.
[http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2128650/Welcome-new-lizard-overlords-New-study-suggests-alien-worlds-super-intelligent-dinosaurs.html]


segunda-feira, 16 de abril de 2012

Estranhos Aparecimentos: Estranhos Homens de Estranhos Mundos




Na literatura dos fatos insólitos existem vários relatos de estranhas pessoas, estranhas aparições de indivíduos que parecem, simplesmente, "surgir" na Terra em diferentes lugares e épocas da História.


Em 1954, autoridades japonesas detiveram um homem que tentava entrar no país com um passaporte onde constava que o desconhecido era proveniente de um "país" chamado Taured. Os funcionários aduaneiros, depois de minuciosa pesquisa, foram obrigados a admitir que tal país, Taured, não existia (e não existe). Pressionado, o estranho negou-se esclarecer a localização dessa misteriosa nação e, encontrando oportunidade, desapareceu do Japão.


Em 1851, incidente semelhante aconteceu na Alemanha. Um homem que identificou-se como Joseph Vorin foi encontrado vagando na aldeia de Frankfurt-an-der Order. Detido pelas autoridades equestinado sobre sua origem, o homem respondeu que era de Laxaria, um páis localizado no igualmente ignorado continente de Sakria. Esses lugares não existem em nenhum quadrante da Terra. O homem foi considerado louco.



Em 1905, em Paris (França), um jovem foi preso pelo roubo de um pão. Falava uma língua desconhecida e, depois de um longo interrogatório, os policiais entenderam que o meliante era de um lugar chamado Lizbia. Pensaram tratar-se de uma corruptela para Lisboa e, assim, um intérprete da língua portuguesa foi chamado para comunicar-se com o rapaz. Porém, nenhum resultado foi obtido.

Prosseguindo a investigação, chegou-se à desconcertante conclusão que a língua que o jovem falava não era reconhecidapor nenhum especialista. Todavia, pôde ser estabelecido que sua fala não eraum mero murmúrio desconexo ou uma língua inventada por um doente mental. Era uma linguagem, de fato, dotada de padrões léxoicos e sintáticos.

O máximo que os investigadores alcançaram descobrir é que tal linguagem era semelhante rao esperanto. Também, este, encontrando ocasião propícia, desapareceu tão misteriosamente quanto tinha surgido.



O grande estudioso do inexplicável, o britânico Charles Fort acreditava que: a ocorrência de teletransporte interplanetário ou, mesmo, interdimensional de seres humanos, animais e objetos era um fato; fato que explicava os estranhos aparecimentos de pessoas exóticas na Terra. Ele dizia que uma investigação em asilos de loucos poderia revelar casos absolutamente extraordinários.

Em um de seus registro, C. Fort conta que: No início do ano de 1928, um homem apareceu na cidade de NovaJersey (USA) e dizia que tinha vindo de Marte. Jamais se soube de onde ele veio, realmente - mas, todos sabem para onde ele foi depois de insistir em dizer isso.



As 5 horas da manhã de 12 de junho de 1790, na pequena cidade francesa de Alençon (hoje famosa pela fina renda que se se produz), camponeses testemunharam, espantados, quando uma enorme esfera metálica desceu do céu em um estranho movimento ondulante.

A esfera aterrisou desastrosamente, com um violento impacto danificando o solo e a vegetação de uma colina. O casco da esfera estava tão quente que incendiou as plantas, que estavam secas. O fogo alastrou-se pela grama. Os camponeses acudiram, correndo até acolina com baldes de água para combater o incêndio. Conseguiram.

Uma grande multidão cercou o objeto e algumas pessoas, que ousaram tocar sua superfície constaram que, de fato, a esfera estava muito quente. Logo, autoridades foram acionadas: dois prefeitos de cidades vizinhas, funcionários locais compareceram ao lugar para verificar o ocorrido e chegaram a tempo de ver algo sensacional.

Na parte inferior da esfera, abriu-se uma escotilha e um homem estranho, vestindo uma roupa muito justa apareceu. Ele observava seus observadores com um olhar apreensivo e começou a murmurar algo em uma língua estranha. Ao mesmo tempo, fazia gestos indicando para a multidão que ficasse longe, dele e de seu veículo.

Algumas pessoas recuaram. Então, o homem apressou-se em sair da nave e saiu correndo na direção de uma mata próxima. Sentido que algo perigoso estava para acontecer, os camponeses também fugiram para longe do misterioso globo.

Segundos depois, a esfera explodiu emitindo um som abafado criando uma nuvem em forma de cogumelo. Os destroços "agonizaram" no solo e gradualmente transformaram-se em pó chiando nos últimos extertores de um objeto moribundo.

A notícia do caso chegou a Paris e um inspetor de polícia chamado Liabeuf, de lá veio, viajando mais de cem quilômetros para investigar o acidente. Ele interrogou testemunhas, incluindo os dois prefeitos e um médico que presenciaram o desastre e a explosão.

Liabeuf organizou uma busca minuciosa na mata que serviu de refúgio para o alienígena mas nada nem ninguém foi encontrado. O estranho tinha desaparecido e não havia qualquer rastro ou pista.

No relatório a seus superiores, o Inspetor sugeriu que o homem que aquele homem e seu veículo poderiam ser provenientes de outro planeta ou dimensão porém, os chefes de polícia rejeitaram a idéia classificando-a como "ridícula".

FONTE: SLEMEN, Tom. The men who fell in the Earth.
publicado em 10/11/2007
[http://www.dark-stories.com/eng/the_man_who_fell_to_earth.htm | http://www.slemen.com/]


Páscoa Ortodoxa - O Mistério do Fogo Sagrado em Jerusalém





ISRAEL. Sábado, 14/04/2012. O fenômeno é sobrenatural; é monitorado e não tem explicação científica; um milagre que acontece há cerca de 1,700 anos (datado, pela primeira vez, no século IV d.C.) anos durante a Páscoa dos Cristãos Ortodoxos, em Jerusalém (a data da Páscoa dos Ortodoxos, orientais, não coincidade com a Páscoa dos cristãos ocidentais).

Na Igreja do Santo Sepulcro, sob a vigilância de uma tropa de soldados israelenses, o Fogo do Céu, como o Espírito Santo na forma de línguas de fogo no Pentecostes, desce à Terra e acende a vela do patriarca da cidade (Jerusalém), no caso (ano de 2012) Teólifo III (Theophilos III).

O Patriarca recebe esse Fogo Sagrado depois de proferir uma oração no recesso da tumba (hoje, uma capela construída dentro da Igreja do Santo Sepulcro) - chamada Edícula, situada sobre a pedra ou laje fúnebre onde, acredita-se, o corpo de Jesus, o Cristo, foi colocado logo depois de sua morte na Cruz, na Sexta-feira da antiga páscoa judaica.


Todavia, tal como há mais de dois milênios atrás, para garantir que não haverá fraude, mistificação - assim como os sacerdotes do Cinédrio fizeram, colocando soldados para vigiar o sepulcro do Messias (justamente para evitar um roubo sem testemunhas do cadáver e as possíveis cogitações de milagre em torno essa possibilidade) - o governo de Israel coloca uma guarnição policiais israelenses junto ao Patriarca para garantir que este não tenha nenhuma fonte de ignição. Para assegurar a natureza sobrenatural ou divina do Fogo do Céu.



Nesta ocasião, a Igreja do Santo Sepulcro abriga uma multidão de fiéis, muitos, peregrinos provenientes de todas as partes do mundo. No momento em que o patriarca sai do sepulcro segurando a singela vela acesa, o povo comemora com exclamações de assombro e devoção.

As pessoas fazem filas que dão voltas para se aproximar do patriarca e, então, acender sua própria vela, colhendo, desta forma, uma parcela do Fogo Sagrado que, em numerosos casos, é cuidadosamente preservado e levado para outros países.

De acordo com o ministério do Turismo de Israel, este ano, mais de 25 mil fiéis, a maioria vinda de países do leste europeu, estiveram presentes no local e proximidades da cerimônia.



Outro milagre associado ao Fogo Sagrado da Páscoa dos Cristão ortodoxos é relatado pelos peregrinos que afirmam: tal fogo não queima seus cabelos, rostos, roupas ou qualquer outra coisa que, casualmente entre em contato direto com ele durante os primeiros 33 minutos subseqüentes depois que é aceso; e mostram vídeos para confirmar o milagre.

Da igreja do Santo Sepulcro, o Fogo Sagrado sai e segue em procissão solene rumo à Igreja da Natividade de Belém, que fica próxima, onde, acredita-se, Jesus nasceu.


FONTES
Holy Fire descends in Jerusalem's temple of the Holy Sepulcher.
VESTINIK, publicado em 15/04/2012
[http://vestnikkavkaza.net/news/culture/25472.html]
'Holy fire' lights up Jerusalem for Easter.
Time Lives/Dutch Zuid-Afrika, publicado em 14/04/2012.
[http://www.timeslive.co.za/world/2012/04/14/holy-fire-lights-up-jerusalem-for-easter]
MANDELLS, Meredith. Pilgrims Celebrate Holy Fire Ceremony During Orthodox Easter.
ABC News/Georgia, publicado em 15/04/2012
[http://abcnews.go.com/blogs/headlines/2012/04/pilgrims-celebrate-holy-fire-ceremony-during-orthodox-easter/]


Ningen, O Monstro Humanóide dos Mares do Sul


ANTÁRTIDA/JAPÃO. Estranhos rumores circulam no Japão sobre a existência de gigantescas formas de vida humanoides habitando as águas geladas da Antártida.

É um fato conhecido que neste tempo de pós-modernidade em que tudo parece já ter sido descoberto neste planeta, as profundezas dos oceanos da Terra escondem mistérios que jamais foram contemplados pelo homem, especialmente, as estranhas formas de vida que ali mantêm seu habitat.

Em japonês, Ningen significa "humano"... Os Ningens são descritos (e foram fotografados, veja matéria completa) como sendo de cor branca e seu comprimento é estimado entre 20 a 20 metros.

As testemunhas reconhecem neste ser uma semelhança com a forma humana, posto que, em seu corpo, distinguem-se parte que podem ser identificadas como cabeça, tronco e membros (locomotores), semelhantes a pernas e braços e até a morfologia das "mãos" dotadas de cinco dedos.

Alguns perceberam barbatanas e dizem que as "pernas", são, na verdade, uma forma de cauda (o que parece ser exato pelo que se vê nas fotografias). Mas os Nigen também têm traços faciais: olhos e boca humanoides. MATÉRIA COMPLETA

segunda-feira, 9 de abril de 2012

O Elefante de Marte


MARTE. A câmera de alta resolução Science Experiment Imaging (HiRISE), instalada na sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA capturou, na superfície de Marte - a imagem do que parece ser a cabeça de um elefante.

Na verdade, é um efeito ótico/psicológico - pareidolia, quando o cérebro enxerga padrões familiares em ambientes ou visões desconhecidas ou não-identificadas. A "cabeça do paquiderme" é resultante da configuração peculiar do solo, formada por um fluxo de lava.

Essa câmera é a mesma que obteve outras imagens impressionantes em Marte, todas explicadas como ilusões óticas tais como: o rosto feliz e a sereia marciana

Todavia, essa formação e outras fornecem aos astrofísicos informações significativas sobre as atividades tectônicas, de superfície, como o vulcanismo que moldaram o planeta vermelho ao longo de bilhões de anos.

O geólogo planetário da University of Arizona, Alfred McEwen, explica: Essas inundações de lava cobriram áreas extensas e acredita-se que ocorreram em um curto período de tempo (ou seja, foram fenômenos abruptos e de rápida duração).

O "elefante" está localizado em região conhecida como Elysium Planitia (Planície Elisum), o lugar onde, mais recentemente, aconteceu esse tipo de inundação.

FONTE: 
Meet the Martian 'elephant' as satellite captures picture of lava flow which looks exactly like animal's head.
Daily Mail/UJ, publicado em 07/04/2012.
[http://www.dailymail.co.uk/news/article-2126497/Meet-Martian-elephant-satellite-captures-picture-lava-flow-looks-exactly-like-animals-head.html#ixzz1rVlnUrBW]

domingo, 8 de abril de 2012

Aparição: Milagre de Páscoa em Nova Orleans



Video abaixo

USA. Em Uptown, região metropolitana de Nova Orleans, estado norte-anericano de Louisiana (margem leste do rio Mississipi), no campus da Ursuline Academy's (Academia das Ursulinas), uma imagem de Jesus, o Cristo - usando a coroa de espinhos, apareceu em um pilar da capela da igreja. Para alguns, é apenas uma sombra mas para muitos outros, é um milagre de Páscoa.

O fenômeno atraiu uma multidão de visitantes que se revezaram para ver a "sombra sobrenatural" - que apareceu na coluna há cerca de três semanas (a reportagem é datada em 06/04/2012). Sem dúvida, uma sombra persistente. A capela do campus das Ursulinas fica aberta nos dias úteis das 9 da manhã às 6 da tarde e, aos sábados, durante toda a manhã até o fim da missa, às 12:30.







FONTE: DALL, Tania. N.O. faithful spend Good Friday visiting mysterious image of Jesus.
WWLTV, publicado em 06/04/2012.
[http://www.wwltv.com/news/NO-Faithful-Spend-Good-Friday-Visiting-Mysterious-Image-of-Jesus-146493895.html]


sexta-feira, 6 de abril de 2012

Abismo Marinho Engole Praia no México




MEXICO. Em Los Frailes, cidade situada na região de Baixa California Sul, uma área de 13 mil metros de praia desapareceu. O estranho fenômeno foi causado por eventos geológicos específicos chamados de "cascata de areia dentro do mar" ou "cascata marinha" que são microsismos e suas réplicas (tremores).






O acesso ao local - que faz parte de do polígono Cabo Pulmo National Park, área de preservação ambiental - foi fechado para moradores e turista como medida de segurança.

O fenômeno representa real perigo para as pessoas que podem ser tragadas pelo mar em novas manifestações do evento que, simplesmente, engole, repentinamente, sugando para um abismo, extensas porções do leito das praias levando junto qualquer ser vivo que esteja no lugar.

A situação está sendo avaliada pelo Ministério de Meio Ambiente e Recursos Naturais com o auxílio da Comissão Nacional de Áreas Naturais Protegidas (Conap) e da Procuradoria Federal de Proteção Ambiental (Profepa). A inspeção preliminar revelou que houve um deslizamento de areias na proporção de 75 metros para o fundo da linha da costa.






O chefe do Ministério do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (SEMARNAT), Juan Rafael Elvira Quesada explicou: [neste local existe]... um canion marinho em permanente formação. O penhasco já alcança 100 metros de profundidade e ali, as correntes oceânicas arrastam tudo para o fundo do mar.

O funcionário do Fundo para a Protecção dos Recursos Marinhos (Fonmar) Juan Diego Mackaliz, informou - ainda - que o fenômeno na praia de Los Frailes, nestas proporções, foi registrado, no passado, nos anos de 1947 e 1965.

FONTES
Desaparecieron 811 metros de playa en México e intentan dar explicación al fenómeno.
EL SOL, publicado em 04/04/2012.
[http://elsolonline.com/noticias/view/130325/desaparecieron-811-metros-de-playa-en-mexico-e-intentan-dar-explicacion-al-fenomeno]
Desaparecen 13.000 metros de playa en Baja California, México.
People Daily/spanish/Ch-Xinhua, publicado em 05/04/2012.
[http://spanish.peopledaily.com.cn/92121/7778418.html]


Empresários Pretendem Lotear a Lua e Planetas da Via Láctea


USA. O norte-americano, especialista em negócios imobiliários Rand Simberg acredita que chegou o momento de especular com territórios extraterrenos. Ele sugere que espaços, lotes, fazendas! na Lua e outros planetas possam ser vendidos. 

Os futuros proprietários ou compradores em potencial seriam bilionários terráqueos. Os imóveis poderiam ser muito lucrativos seja na exploração de minérios seja com a implantação de um avançado segmento da indústria do turismo.

Simberg propõe que os governos (de onde, meus Eus!) poderiam fornecer (ou conceder ou, ainda vender!) os "direitos" [?!] de propriedade e propõe uma lei; uma nova lei que possa contornar, ou seja, atropelar, rescindir, anular o Tratado do Espaço Exterior, instituído em 1967 - segundo o qual nenhum governo ou indivíduo pode ter soberania sobre qualquer corpo celeste!

A iniciativa é perigosa. Significaria uma mudança de consequências imprevisíveis na forma como a Humanidade vê e se sente em relação ao Espaço.

Além disso, esse poderia ser o começo de um complexo conflito territorial semelhante à partilha do mundo promovida pelos países ocidentais durante a chamada Idade Moderna, período das Grandes Navegações, de "descobertas" de novos territórios que - na verdade - eram nações indígenas em diferentes estágios de evolução ou países plenamente civilizados desconhecidos ou quase desconhecidos, como aconteceu nas Américas, na África, na Oceania, na Ásia e em países como Índia e China, por exemplo.

 

Sir Richard Branson, da empresa de turismo espacial Virgin Galactic ao lado da nave White Knight Two: Qualquer esperança de ganhar dinheiro com as propriedades no espaço tem de esperar até que as pessoas poderem chegar lá primeiro - e os voos espaciais para passageiros, segundo Branson ainda não têm previsão de realização.

Simberg diz que a lei é passível de impugnação e não se pode proibir expressamente que uma pessoa seja proprietária (ou se diga proprietária?) deste ou daquele planeta.

O projeto de Simberg, lançado neste começo do mês de abril (2012) chama-se Space Settlement Prize (algo como Assentamento Espacial Ato-Prêmio; deve ser prêmio para quem chegar primeiro) e tem o apoio do Instituto Empresa Competitiva.

Em termos de Leis, este "empresário" se refere, além do Tratado do Espaço Exterior, à Lei de 1979 ou o chamado Tratado da Lua que estabelece a proibição de qualquer nação de reivindicar soberania sobre o satélite natural da Terra. Ocorre que países como Estados Unidos e Rússia recusaram assinar este tratado.

 

Mas! Os visionários da ganância já têm com quê sonhar. Além da Lua, que muito cogitada para a exploração de minérios, acreditam que um dos destinos mais promissores para as viagens turísticas espaciais é o planeta Gliese 667-Cc que, segundo os cientistas, é um dos bilhões de orbes potencialmente habitáveis na Via Láctea. Na projeção da paisagem, o magnífico crepúsculo duplo, dois sóis descendo a linha do horizonte, uma atração irresistível para os amantes das belezas naturais. 

Com base na não-adesão das duas potências mundiais (EUA e Rússia) ao Tratado da Lua, Mr. Simberg argumenta:  

O fracasso da ratificação do Tratado da Lua significa que não há proibição legal em vigor contra a propriedade privada de terráqueos na Lua, Marte, etc., uma vez que a propriedade, neste caso - no caso deste projeto, não é uma reivindicação de apropriação ou estabelecimento de soberania nacional (ele está destacando o caráter de iniciativa privada do projeto).

Mesmo assim, o argumento do empresário esbarra - ainda, no Tratado do Espaço Exterior (citado acima), posto que este refere-se, sim, à posse de territórios cósmicos por parte de indivíduos.

Todavia, sobre essa questão, Simberg contra-ataca dizendo: Há pessoas que acreditam que as "rochas" (esferas, globos, planetas) têm direitos. Eu não sou uma dessas pessoas. No website WIRED.COM, o advogado Michael Kistner pondera que a propriedade da Lua e de outros planetas é uma questão muito delicada (veja só, se esse advogado não dissesse eu jamais pensaria nisso!). 

É verdade que Simberg tem outros obstáculos a enfrentar, além de ética e lei: ainda, por enquanto, não há meios para fazer as pessoas (os clientes) chegarem sequer à Lua, embora a empresa Virgin Galactic, presidida por Richard Branson, já esteja planejando fazer seu primeiro vôo comercial embora não tenha previsão de quando isso poderá acontecer (galactic que não será virgin por muito tempo nos planos desses senhores; aliás a galáxia é virgem na mente desvairada desses dementes; tão virgem quanto era a América pré-colombiana no século XVI). 

NOTA DA EDITORIA - O quê este editor pensa: 1. Como diria Machado de Assis: Deus me defenda; 2. Espero estar morto antes de ver essa m... acontecer; 3. Espero que Gliese tenha dono; 4. Ainda bem que para chegar em Gliese com eficiência esses picaretas vão precisar conseguir viajar na velocidade da luz sem se desintegrar; 4. Tomara que o lado oculto da Lua seja "pavorante". 

FONTE: WAUGH, Rob. Billionaires should be allowed to BUY up planets and rip up an out-of-date space treaty, claims expert.
DAILY MAIL/UK, publicado em 05/04/2012
[http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2125714/Legal-loophole-let-billionaires-BUY-planets-human-settlers-arrive-snap-Moon.html]
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...