domingo, 25 de novembro de 2012

Alerta de Saúde Pública - Vampiro à Solta na Servia



Sava Savanović é um dos mais famosos vampiros do folclore sérvio. O vampiro é retratado na estória Posle devedeset godina (ou Depois de Noventa Anos), do escritor sérvio Milovan Glišić que inspirou o filme Leptirica, de 1973 - (em inglês, Butterfly - http://en.wikipedia.org/wiki/Leptirica) e a novela Strah i njegov sluga (O Medo e seu Servo) de Mirjana Novaković.

IMAGEM - Trecho do filme, Leptirica
YOUTUBE, publicado em 12/12/2007
[http://youtu.be/4-eN09M972w]
O FILME NA ÍNTEGRA, 1 h de duração: [http://youtu.be/fUXb7G6lxLg]

SERVIA. Nas proximidades da aldeia de Zarozje, município de Bajina Basta, oeste da Sérvia, as vendas de alho amentaram significativamente depois que o Conselho local emitiu um alerta de saúde pública advertindo a população que um vampiro está à solta.

Ele é Sava Savanovic (Сава Савановић, 1847–1908),que viveu em um antigo moinho situado nas imediações do rio Rogacica onde atacava qualquer um que fosse até sua usina de moagem de grãos.



O velho moinho, nas proximidades da aldeia de Zarozje.

O moinho foi comprado pela família Jagodic, que manteve as instalações ativas até 1950. Apesar do medo, depois dadesativação, os novos proprietários descobriram que o lugar era muito rentável como ponto turístico, exatamente por causa da lenda do vampiro; e investiram em publicidade voltada para essa característica com visitas programadas somente durante o dia. 

Mais recentemente, o moinho desabou e a família temeu fazer reparos na ruína acreditando que isso poderia perturbar o repouso do vampiro. A propriedade ficou abandonada.

Agora, o prefeito (de Bajina Basta), Miodrag Vujetic - admitiu: A população está preocupada. Todo mundo conhece alendado vampiro e acreditamque ele foi desalojado, está sem casa, à solta, procurando outro lugar (para fazer de covil) e isso está aterrorizando as pessoas. Estamos todos assustados.

Na região, ninguém duvida da existência de vampiros. Miodrag Vujetic confirmou que o Conselho da municipalidade aconselhou os moradores a colocar alho em suas portas (pelo poder dessa planta de afastar os vampiros, que a detestam) e espalhar crucifixos pelos cômodos das casas.

FONTE: Council Issues Vampire Alert.
AUSTRIAN TIMES, publicado em 24/11/2012.
[http://austriantimes.at/news/Around_the_World/2012-11-24/45650/Council_Issues_Vampire_Alert]

Nenhum comentário: