quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Richat - O Olho do Saara



SAARA/ÁFRICA. Seu nome é Richat ou Guelb er Richat (Em português domo de Richat). É uma formação única, localizada no Saara, próxima a Ouadane - cidade do norte da República Islâmica da Mauritânia (noroeste da África). Esse estranho círculo geográfico intriga a todos que a viram, do alto, muito alto, do espaço, como as primeiras tripulações de ônibus espaciais.

Descrita pela primeira vez pelo Instituto Geográfico da França, em 1963, identificada por alguns como um amonite gigantesco do deserto, por lembrar os fósseis de Ammonoidea ou amonides (amonitas), um grupo extinto de cefalópodes que viveu a há milhões de anos, durante o Cretáceo, Richat é um domo, uma cúpula situada no meio de uma região completamente desértica, com um diâmetro de 50 km.

À princípio, foi considerada como resultando do impacto de um meteorito mas essa hipótese foi descartada porque a Richat é delineada como uma série de um círculos concêntricos quase perfeitos, levemente elípticos. Atualmente, geólogos especulam que, talvez, o chamado Olho do Saara possa sido prodizido por alguma insólita atividade geológica. 

O mais recente estudo, multianalítico, postula a teoria de que a cúpula foi formada pela ação da baixa temperatura de águas hidrotermais. Outra teoria associa essa suposta atividade hídrica à uma "erupção vulcânica atípica" (WIKIPEDIA/Pt, 2012) ocorrida há 100 milhões de anos, no período Cretáceo mas, não há rochas cretáceas na formação, o quê enfraquece a hipótese vulcânica. 

As rochas da Richat pertencem a diferentes períodos da história da Terra: mais externamente, ao Proterozóico tardio (mais de um milhão de anos atrás); no centro, ao período Ordoviciano, mais antigo (mais de 5 milhões de anos atrás).

FONTES
HANIFAH, Mutya. Mata Gurun Sahara, Hasil Perbuatan Alien kah?
OKEZONE TRAVEL/INDONÉSIA, publicado em 25/09/2012.
http://travel.okezone.com/read/2012/09/24/544/694426/mata-gurun-sahara-hasil-perbuatan-alien-kah
Estrutura de Richat. WIKIPEDIA/Potuguese.
Acessado em 26/09/2012.
[http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_de_Richat]
Richat Structure.
WIKIPEDIA/English. Acessado em 26/09/2012.
[http://en.wikipedia.org/wiki/Richat_Structure#cite_note-Martinez-FriasOthers2011-6]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...