segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O Estranho Peixe-Lua



USA. A imagem, que foi obtida há dois anos, julho de 2010, em San Diego - Califórnia, pelo fotógrafo submarino - o brasileiro Daniel Botelho. Mas, ficou esquecida em um arquivo por todo esse tempo. Naquele dia, ele procurava baleias azuis. É um registro pouco comum de uma estranha criatura: o peixe Mola-Mola, também conhecido como Peixe-Lua (mas com o nome em inglês significando o contrário: sunfish).


Os Mola-Mola são mansos e, apesar de parecerem apáticos e lentos à primeira vista, na verdade são rápidos e costumam fugir à presença humana. Por isso, é difícil conseguir uma fotografia de um deles.

Botelho conta: Quando mergulhei, havia mais de cinco no local. Tentei ser furtivo, discreto, mas eles me perceberam e fugiram rápido. Mas um deles, parou. Parecia querer verificar o quê eu era e Deus sabe porquê, resolveu me seguir. A pessoas do barco disseram que ele pareciaum cão seguindo o dono

(A disponibilidade do peixe foi tanta que outro fotógrafo, tentando obter uma imagem do animal próximo a Daniel Botelho acabou sendo fotografado pelo colega).

O fundador e diretor do Ocean Sunfish Tagging and Research Program explicou à National Geographic que os Mola-Mola são os peixes ósseos mais pesados do mundo: podem chegar a mais de 2 toneladas e medir até 4 metros. Habitam as águas de oceanos tropicais e temperados. 

Alimentam-se de lulas e pequenos peixes e, principalmente, de certas criaturas gelatinosas, chamadas Salpas, jellyfishes ou - simplesmente, medusas.

Seu nome, Mola-Mola, tem origem no latim "Mó" e refere-se à forma circular. Eles têm a cor prateada (daí, peixe-lua) e sua pele é áspera.

FONTE: FARBEROV, Snejana. Underwater photographer reveals incredible picture of alien-like ocean sunfish.
DAILY MAIL, publicado em 02/07/2012.
[http://www.dailymail.co.uk/news/article-2182422/Underwater-photographer-reveals-INCREDIBLE-picture-alien-like-ocean-sunfish-Internet-sensation.html?ito=feeds-newsxml]

Nenhum comentário: