segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Negócio da China - Ar Puro Enlatado


Shangri-La. Embora mais conhecido como nome de algum lugar mítico, um "Paraíso perdido" - ou, ainda, cenário da obra literária de ficção Horizonte Perdido (1933) do inglês James Hilton, de fato existe, na China, um condado com este nome - (Xamgyi'nyilha County) - situado em terrirório fronteira com o Tibete, na província chinesa de Yunnan. 

Até o fim do século XX o local era chamado Zhongdian County mas, em 2001, foi renomeado a fim de promover o turismo místico e ecológico justamente em função do sucesso do livro de J. Hilton. IMAGEM: Paisagem real de Shangri-La, na China.

CHINA. Do South China Morning Post para Meteoweb. O magnata chinês, o bilionário Chen Guangbiao, dono de uma empresa que opera com reciclagem de materiais apareceu na televisão para o lançamento de seu mais novo "produto". Equipado com um martelo, ele destruiu uma dúzia de bicicletas (motonetas) movidas a baterias elétricas que contêm chumbo e depois começou a explicar.


Chen Guangbiao: em ação. Nos microblogs da China os internautas opinam sobre o lançamento classificando o empreendimento como absurdo, ridículo, hipócrita e - ainda, lembrando que o transporte das latas vai gerar mais poluição.


As baterias são como armas nucleares; emitem radiação invisível. A poluição está em toda parte. Então Chen revelou o mais novo lançamento de sua empresa: a venda de "ar puro" engarrafado e enlatado proveniente de regiões remotas, não poluídas, como Shangri-lá, em Yunnan ou Jinggangshan, em Jiangxi.

As garrafas custarão entre 4 e 5 yuans - cerca de 50 centavos de euro e logo estarão à venda nas grandes e poluídas cidades como Pequim (Beijing) e Xangai, onde as pessoas ...precisam respirar ar fresco... 

Chen assegura que abrindo a garrafa ou lata o consumidor poderá sugar (aspirar) o precioso sopro livre de poluentes gerando benefícios para a saúde: Abra a lata e respire profundamente três vezes. Seu homor vai melhorar e sua mente vai ficar limpa

Chen ainda destacou o valor social do novo empreendimento, porque vai criar novos postos de trabalho nos lugares onde o ar será coletado e engarrafado. Os coletores de ar receberão 10 centavos de yuan por garrafa cheia. 

Além disso, o "filantropo" promete doar para obras sociais mais 10 centavos de yuan para cada unidade de lata ou garrafa vendida. O novo produto terá em sua marca o nome de seu "idealizador", uma expressão que talvez funcione na China: Ar Puro Chen Guangbiao Pessoa Decente.

Depois de "consumir" o "produto", é claro, o cidadão consciente e ecologicamente correto deverá encaminhar as latas e garrafas  para os serviços de reciclagem onde serão recolhidas e irão parar, naturalmente, nas... empresas de recilagem de Chen Guangbiao, a "Pessoa Decente".


Este editor concebe um negócio bem melhor, lucrativo e que não passará - ao consumidor, a sensação de estar pagando mico por nada. A hospedagem Pureday-Air, cabines, talvez amplos aposentos, confortáveis, decorados com "paisagens de magníficas vistas da Natureza", sonorizados com ruídos próprios da Natureza como o rumorejar de um ribeirão, canto de pássaros, ondas do mar quebrando na praia... - onde os cidadãos das metrópoles poluídas poderão relaxar respirando o ar puro supostamente importado de Shangi-Lá, do alto do Everest com incremento de oxigênio, ou mesmo das montanhas mineiras ou de Campos do Jordão. Se o Ar será mesmo coletado em tais lugares, isso não importa. O que importa é a fé e o cilindro de oxigênio. Meditemos...

FONTES 
CARIDI, Pepe. Incredibile in Cina: magnate lancia il business della vendita dell’aria pura in bottiglia!!!
METEOWEB/ITÁLIA, publicado em 13/08/2012.
[http://www.meteoweb.eu/2012/08/incredibile-in-cina-magnate-lancia-il-business-della-vendita-dellaria-pura-in-bottiglia/147994/]
Do-gooder blasted for selling canned air.
SHANGAI DAILY-CHINA.ORG, publicado em 13/08/2012.
[http://www.china.org.cn/china/2012-08/13/content_26214635.htm]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...