domingo, 26 de agosto de 2012

Fenômeno Espírita Perturba Escola no Panamá

Uma das alunas afetadas pelo fenômeno em entrevista ao jornal Crítica/Panamá.

PANAMÁ. Em Portobelo, cidade da província de Cólon - Panamá, no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) - Escola Jacoba Urriola Solís, desde julho, um misterioso fenômeno comportamental tem afetado as jovens estudantes, preocupando pais, professores e autoridades governamentais e religiosas. 

Somente entre a segunda e a quarta-feira - entre 23 e 25 de julho (2012), mais de 30 jovens desmaiaram e tiveram crises convulsivas sem explicação. Em entrevista ao jornal Crítica, uma adolescente contou que sente-se fraca quando vai à escola: sente dor de cabeça, dores no peito, falta de fôlego. 

Ela já desmaiou uma vez. Quando perdeu os sentidos, seus colegas disseram que revirava os olhos e seu corpo se contraía com se estivesse "possuída". Além,disso, mesmo em casa, quando dorme, tem pesadelos nos quais vê um cemitério e galos sobre um túmulo.

Outra estudante, que também desmaiou e foi socorrida pelo padre Teófilo Rodriguez, disse ao Dia a Dia Online que é católica praticante. O padre recomendou orações mas mesmo assim, quando durmo, acordo com qualquer barulho. Para mim está claro que o quê está acontecendo em Portobelo é algo sobrenatural.

A jovem disse, ainda,que alguns alunos e até mesmo funcionários do colégio praticam estranhos rituais no cemitério. Ela está com medo. Alguns cidadãos acreditam que o caso está relacionado com o fato de que esta escola foi construída no terreno onde, no passado, havia um cemitério e que praticantes de bruxaria teriam despertado forças malignas de almas penadas.


PERÍCIA CRIMINALÍSTICA & BRUXARIA

Uma aluna da Escola Jacoba Urriola Solís em plena crise.

Na quarta-feira, 25 de julho (2012), uma equipe de Criminalística da Direcção de Investigação Judicial (DIJ) vistoriou o local para apurar irregularidades, como a existência de produtos químicos, substâncias capazes de afetar o sistema nervoso que possam estar disponíveis no laboratório de pesquisas. Raquel Marcia, diretora do DIJ informou que nada suspeito foi encontrado.

Na quinta-feira, 26 de julho (2012), funcionários e professores participaram de uma missa seguida de uma vigília realizadas na própria escola conduzidas pelo padre católico da igreja Santuário de San Felipe de Portobelo, José Ortega. 

Ortega disse que - de fato, algumas coisas (referindo-se à magia negra) no Instituto e que, no Panamá, até mesmo algumas autoridades de alto escalão estão praticando a chamada Santeria. No que se refere ao ambiente escolar, o padre comentou a existência de grupos de estudantes que são adeptos da cultura-moda gótica-satânica.

Outro padre católico, David Cosca, atribui os episódios a um conjunto de causas como problemas socioeconômicos, perda de valores morais e falta de fé.

O pastor da Igreja Evangélica Quadrangular, Armando Flores, assegurou que trata-se de um caso de bruxaria que tem sido praticada há algum tempo na escola. Com isso... foram abertas as portas do mal. Nós queimamos três livros de ocultismo, dois encontrados em uma sala de aula e um na biblioteca.

Na sexta-feira, dia 27 de julho (2012) as estudantes afetadas foram atendidas por psicólogos e naquele dia, no turno da tarde, a escola não funcionou para que suas dependências fossem submetidas à fumigação (prática de controle de pragas realizada com produtos pesticidas voláteis, vapor ou gás).

JUANITO

Naquela mesma semana, a vice-ministra da Educação do Panamá, Mirna Crespo, anunciou que o Ministério (MEDUCA) determinou o envio de uma comissão Interinstitucional para averiguar os incidentes IPT Escola Jacoba Urriola Solís. 

Há informações de que alguns estudantes têm participado de um jogo chamado Juanito (semelhante ao tabuleiro de Ouija. 

Curiosamente, um caso com as mesmas características ocorreu na Venezuela recentemente. Veja o link no fim desta matéria). Crespo comentou: O jogo, o Juanito, muda o comportamento das garotas. Gera medo. É preciso se apegar mais aos valores morais, espirituais, a Deus.

Yajaira Cedeño, e um dos tios da jovem recentemente convulcionada em Portobelo, Panamá. Há mais de um mês o estranho fenômeno de causa desconhecida tem provocado crises nervosas e desmaios em adolescentes, alunas do Instituto de Pesquisa Tecnológica Escola Jacoba Urriola Solís.

Apesar de todas as providências tomadas, as crises entre as estudantes do Instituto continuam acontecendo. Em agosto (2012) mais casos têm sido registrados. 

Na noite de terça-feira, 21/08 - uma estudante de 17 anos, depois de ter amparado três colegas que desmaiaram naquela manhã, começou a manifestar os mesmos sintomas. Até então, ela nunca tinha tido qualquer problema semelhante. 

A mãe da jovem, Yajaira Cedeño e seus tios, levaram-na para uma igreja evangélica em meio a convulsões e delírios e uma forte e inexplicável resitsência física que exigiu o esforço de dois homens para contê-la. 

Na Igreja, foi atendida pelo apóstolo Fernando Bermudéz, do Ministério Eben Ezer. "Possuída", ela dizia que um homem negro ia matar os vizinhos, que a terra ia cair em cima dela, cantava, ria, revirava os olhos e emitia sons estranhos. 

Quando conseguiu falar (ou quando o espírito maligno permitiu que ela falasse) a garota descreveu: É um homem negro, pequeno, feio e está em cima do meu peito e diz que vai matar meu vizinho.


OUTRAS OPINIÕES

O caso tem suscitado discussões entre os cidadãos panamenhos que manifestam-se através dos espaços para comentários nos jornais da internet. Entre as muitas opiniões, destacam-se: a referência ao culto local do chamado 

Cristo Negro, especialmente a devoção diante das estátuas comercializadas no país e a hipótese do uso de drogas. Todavia, ambas as teorias não explicam porquê as crises têm afetado unicamente jovens do sexo feminino alunas de uma determinada escola.

Estátuas do Cristo Negro de Porto Belo à venda no Panamá.

Um leitor de A Crítica escreveu: La principal brujería de portobelo es la veneración a esa estatua del llamado cristo negro. Outro leitor cogita: Gente con esquizofrenia, bajo los efectos de PCP o Salvia hacen lo mismo. No por eso estamos seguros que sea Pazuzu dentro de alguien. (Este refere-se a uma droga química e à erva chamada Salvia Divinorum).

A devoção ao Cristo Negro do Panamá remonta ao ano de 1658, quando o território era - ainda - uma colônia espanhola. De acordo com uma das lendas, a mais difundida em meio ao povo, naquele ano, no dia 21 de outubro a imagem negra de um Cristo apareceu na praia de Portobelo. Essa origem não é historicamente comprovada mas os estudioso calculam que ao culto a essa imagem tem pelo menos dois séculos de tradição.

No Panamá, dia específico do santo é 21 de outubro mas as comemorações são bem mais extensas. 

Consistem em um Festival que começa em 15 de outubro. Como em outras celebrações religiosas das Américas - Central e do Sul bem como no México, a cerimônia católica divide espaço com o ritualismo sincrético de influência africana e comemorações profanas semelhantes a um carnaval. 

Durante a procissão, são comuns os episódios de transe durante os quais as pessoas se jogam no chão com crises convulsivas, o quê muito se assemelha ao que no Brasil é chamado, no contexto dos cultos afro-brasileiros, de "manifestar um santo". Como na imagem abaixo.

Uma "devota" em transe durante a procissão do Cristo Negro do Panamá, em Porto Belo - 2009. FONTE: YOUTUBE. Postado em 21/11/2009. [http://youtu.be/OYq9CWgf3QI]. 

Neste e em outros vídeos, imagens semelhantes podem ser vistas. São expressões primitivas de religiosidade onde o fervor da fé é substituído por uma espécie de patologia psíquica que desencadeia crises nervosas muito próximas ou mesmo equivalentes ao que ocorre em crises fronteiriças entre a histeria e a esquizofrenia.

LINK RELACIONADO

Fenômeno Espírita Fecha Escola na Venezuela

FONTES
CORTEZ, Delfia. Denuncian ‘brujería’ en IPT de Portobelo.
CRITICA, publicado em 27/07/2012.
[http://www.critica.com.pa/hoy/sucesos-interna.php?edition_id=20120727external_link=denuncian_brujeria_en_ipt_de_portobelo]
CORTEZ, Delfia. Desmayos continúan.
MEDUCA investigará desmayos de estudiantes en Portobelo.
TVN-2, publicado em 6/07/2012.
[http://www.tvn-2.com/noticias/noticias_detalle.asp?id=83296]
DIA A DIA, publicado em 31/07/2012.
[http://www.diaadia.com.pa/edicion/actual/impacto-interna.php?story_id=36528&edition_id=20120731]
CORTEZ, Delfia. Atienden a estudiante presuntamente poseída.
CRITICA, publicado em 22/08/2012.
[http://www.critica.com.pa/hoy/sucesos-interna.php?edition_id=20120823amp;external_link=atienden_a_estudiante_presuntamente_poseida]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...