sábado, 14 de julho de 2012

Raio Mata 173 Ovelhas de Uma Vez



CHINA/MONGÓLIA. Na região autônoma de Xingiang Uygur, nas montanhas de Hoboksar, na terça-feira, 10 de julho (2012) cerca de 173 ovelhas morreram instataneamente depois que o local foi atingido por um raio.

O pastor, um jovem de 17 anos, Alten Bagen, relatou: Foi um pesadelo. Começou a chover forte entre a meia noite e 1 hora da manhã. Eu fiquei assustado e procurei um lugar seguro. Então o raio caiu. As ovelhas começaram a balir e quando saí para ver, estavam todas mortas.

As ovelhas estavam agrupadas sob um pinheiro para se abrigar da chuva. A árvore foi atingida e funcionou como um condutor eletrocutando todo o rebanho.

No momento do incidente, o pai de Bagen, 42 anos, também pastor - com muitos anos de experiência, estava nas montanhas cuidando de seus cavalos. Ele lamentou: Havia um cheiro de carne queimada no ar. Se eu estivesse aqui isso não teria acontecido. Esses animais eram a única fonte de renda da minha família.


As peles das ovelhas foram retiradas antes que os animais fossem enterrados. Bagen (pai) explicou: Eu vou vender as peles mas não podemos comer a carne porque isso é proibido por nossas crenças religiosas.

Outro pastor local, Janjeq Chafu disse que não é incomum que raio venha a matar uma cabeça de gado, uma rês, durante uma tempestade de verão porém nunca soube de um caso semelhante. 

Chafu comentou, ainda, que o governo tem um projeto de instalar antenas pára-raios no topo das montanhas. Em cinco de julho (2012), 53 porcos morreram quando um raio atingiu o telhado de um celeiro em um subúrbio de Shenzen, província de Guangdong, sul da China.

FONTE: Un rayo mata a 173 ovejas en Xinjiang.
PEOPLE DAILY/Spanish, publicado em 14/07/2012.
[http://spanish.peopledaily.com.cn/31614/7874810.html]

Nenhum comentário: