sexta-feira, 20 de julho de 2012

Mar Subterrâneo de Água Potável Descoberto na Namíbia


Deserto da Namíbia: Abrigo de um tesouro insuspeitado de um mar de água pura

NAMÍBIA. Cientistas descobriram um reservatório de água potável data de ao menos 10 mil anos. Seu volume pode atender às necessidades humanas pelos próximos 400 anos. É algo como exumar um tesouro de água, abundante, em uma região que tem sido assombrada pela perene excassez deste bem tão precioso para a vida.

É uma esperança; mais que isso uma promessa de dias melhores. Até então, a população da Namíbia, 800 mil pessoas, tem estado na dependência da água de um canal situado do outro lado da fronteira, em Angola. 

O novo aquífero já tem nome: Ohangwena II e esteve oculto por todos estes milênios, localizado no subterrâneo, em pleno deserto - na fronteira entre Namíbia e Angola. No território da Namíbia, o mar subterrâneo ocupa uma área de 2 mil e 800 km². Sua exploração efetiva e sustentável, equilibrada, poderá ser um alívio para períodos de até 15 anos de seca - que usualmente devastam a região.

FONTE: Huge aquifer with water for 400-years discovered in Namibia.
ALL VOICES, publicado em 20/07/2012.
[http://www.allvoices.com/contributed-news/12635981-huge-aquifer-with-water-for-400years-discovered-in-namibia?window_location=395]

Nenhum comentário: