quarta-feira, 6 de junho de 2012

A Ostra Gigante de 100 Milhões de Anos



Superdesenvolvida: A ostra jurássica - achada por acaso depois de passar 100 milhões de anos repousando no fundo do mar.

UK. Um fóssil de ostra gigante foi capturado por acaso, em uma rede de pesca no estreito de Solent, braço de mar que separa a Ilha Weight da Grã Bretanha. Os pescadores somente deram-se conta do achado quando chegaram ao porto enquanto lavavam a lama que encobria o resultado da coleta das redes.



O Estreito de Solent, entre a Ilha de Weight (direita) e a Grã-Bretanha

Já se sabe que o molusco é pré-histórico, datado em mais de 100 milhões de anos. Seu tamanho é dez vezes maior do que o de uma ostra regular atual. Ela mede mais de 17 cm de largura e sua espessura é de mais de 7,5 cm.

A ostra foi encaminhada para o Blue Reef Aquarium, em Portsmouth - Hampshire, onde a idade do fóssil foi estabelecida através da análise do desenvolvimento de seus anéis, (ranhuras), um método semelhante ao que pode ser aplicado a uma árvore.

O achado será submetido a um escaneamento por um equipamento de MIR (Magnetic ressonance image) para saber se contém pérola. A julgar pelo tamanho, uma pérola dessa ostra deve ter o tamanho de uma bola de golfe e seria um tesouro, valendo centenas de milhares de libras.

O porta-voz do Blue Reef Aquarium comentou: À princípio, os pescadores não souberam o que era. Parecia uma pedra. Mas depois limpar o objeto, perceberam que era um fóssil. Um cidadão nos chamou (aos cientistas do Aquarium) porque a ostra foi colocada em exposição em uma peixaria. O envelhecimento das ostras pode ser medido pelos anéis que crescem nas conchas. Nós contamos mais 200 anéis nessa ostra o que prova sua idade. É muito antiga.

FONTE: WRENN, Eddie. The 100-million-year-old oyster, ten times normal size, which will undergo MRI scan to see if it contains the world's biggest pearl.
DAILY MAIL, publicado em 05/06/2012.
[http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2154813/The-100-million-year-old-oyster-times-normal-size-undergo-MRI-scan-contains-worlds-biggest-pearl.html]

Um comentário:

Carlos de Castro disse...

Ligia é verdade, eu publiquei um post na época e tinha esquecido http://arquivosdoinsolito.blogspot.com.br/2009/03/cranio-de-vampiro-e-encontrado-perto-de.html

Valeu pelo toque