quarta-feira, 30 de maio de 2012

Mistério - O Navio da Tasmânia


AUSTRÁLIA. Na ilha da Tasmânia (que também é um estado daquele país), um misterioso navio apareceu, emergindo de sua sepultura de areia, em Long Beach, em Sandy Bay. Este navio já foi visto uma vez, em abril de 2006, mas desapareceu antes que pudesse ser examinado pelos pesquisadores.

Esta semana, porém, (entre 24 e 29 de maio, 2012), o mar tempestuoso e os fortes ventos expuseram novamente o casco da embarcação cuja procedência é desconhecida mas chama-se Petrel.

A cooordenadora do patrimônio marítimo, que trabalha para o Museum and Art Gallery e para o Maritime Museum da Tasmânia, Elizabeth Bondfield (na foto acima), disse que essas tempestades, muitas vezes, revelam tesouros históricos dessa natureza.


O arqueólogo marinho Mike Nash, co-autor de um livro sobre naufrágios na Tasmânia, disse que não há registros desses destroços vistos anteriormente naquele local. A embarcação não é grande e pode ter sido abandonada ou arrastada pelo mar. 

Nash comentou, ainda, que não pode datar a peça facilmente. Apesar dos entalhes no casco, o barco possui características antigas e novas, como elementos feitos de cobre ao lado de parafusos de aço, mais modernos, indicando que foi utilizado por longo tempo e sofreu reparos durante sua vida útil.

FONTE: Shipwreck mystery surfaces.
THE MERCURY, publicado em 30/05/2011.
[http://www.themercury.com.au/article/2012/05/30/332791_todays-news.html]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...