sexta-feira, 6 de abril de 2012

Abismo Marinho Engole Praia no México




MEXICO. Em Los Frailes, cidade situada na região de Baixa California Sul, uma área de 13 mil metros de praia desapareceu. O estranho fenômeno foi causado por eventos geológicos específicos chamados de "cascata de areia dentro do mar" ou "cascata marinha" que são microsismos e suas réplicas (tremores).






O acesso ao local - que faz parte de do polígono Cabo Pulmo National Park, área de preservação ambiental - foi fechado para moradores e turista como medida de segurança.

O fenômeno representa real perigo para as pessoas que podem ser tragadas pelo mar em novas manifestações do evento que, simplesmente, engole, repentinamente, sugando para um abismo, extensas porções do leito das praias levando junto qualquer ser vivo que esteja no lugar.

A situação está sendo avaliada pelo Ministério de Meio Ambiente e Recursos Naturais com o auxílio da Comissão Nacional de Áreas Naturais Protegidas (Conap) e da Procuradoria Federal de Proteção Ambiental (Profepa). A inspeção preliminar revelou que houve um deslizamento de areias na proporção de 75 metros para o fundo da linha da costa.






O chefe do Ministério do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (SEMARNAT), Juan Rafael Elvira Quesada explicou: [neste local existe]... um canion marinho em permanente formação. O penhasco já alcança 100 metros de profundidade e ali, as correntes oceânicas arrastam tudo para o fundo do mar.

O funcionário do Fundo para a Protecção dos Recursos Marinhos (Fonmar) Juan Diego Mackaliz, informou - ainda - que o fenômeno na praia de Los Frailes, nestas proporções, foi registrado, no passado, nos anos de 1947 e 1965.

FONTES
Desaparecieron 811 metros de playa en México e intentan dar explicación al fenómeno.
EL SOL, publicado em 04/04/2012.
[http://elsolonline.com/noticias/view/130325/desaparecieron-811-metros-de-playa-en-mexico-e-intentan-dar-explicacion-al-fenomeno]
Desaparecen 13.000 metros de playa en Baja California, México.
People Daily/spanish/Ch-Xinhua, publicado em 05/04/2012.
[http://spanish.peopledaily.com.cn/92121/7778418.html]


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...