sexta-feira, 23 de março de 2012

Amelia Earhart - Nova Pista Pode Esclarecer o Desparecimento da Pioneira da Aviação




USA. Amelia Mary Earhart, nasceu no estado norte-americano do Kansas em 24 de julho de 1897. Pioneira da aviação - por isso e por sua postura independente de modo geral, foi uma das mulheres mais extraordinárias da História da Civilização.

O desfecho de sua trajetória de vida foi igualmente incomum: ela pretendia fazer a volta no mundo em seu avião - chamado Lockheed Electra - mas desapareceu durante o vôo, realizado em companhia de navegador de bordo Fred Noonan, sobre as águas do Pacífico Sul em 2 de julho de 1937.





A foto de Kiribati, outubro de 1937. Nova pista.

O mistério jamais foi desvendado desde então: são 75 anos de especulações. Agora (neste mês de março de 2012) uma nova pista reacende a questão e poderá, talvez, esclarecer o quê aconteceu com a aviadora.

Uma velha fotografia, obtida apenas alguns meses depois do desaparecimento, em outubro de 1937, mostra - nas águas do litoral da remota ilha de Nikumaroro (atualmente um pequeno país e em processo de iminente submersão, desaparecimento, a famosa Kiribati) um objeto que os especialista acreditam, pode ser o trem de pouso da aeronave de Amélia.

Em julho (deste ano, 2012), cientistas e historiadores do Grupo Internacional de Salvamento de Aeronaves estaram desembarcando na ilha em busca dos destroços do avião de Earhart e, talvez - esperam encontrar, até mesmo - os restos mortais da piloto e seu tripulante.

Ric Gillespie, chefe do grupo de investigadores, acredita na possibilidade de Earhart e Noonan terem conseguido pousar em um recife adjacente a um atol. Na época, Kiribati era conhecida como ilha Gardner.

Ambos podem ter sobrevivido por algum tempo. A maior parte do avião, muito provavelmente, deve ter sido arrastada pelas marés mas alguns destroços poderão ser encontrados nas águas profundas das proximidades se, de fato, o acidente aconteceu naquele quadrante.

Em visitas anteriores ao local, equipes de resgate recuperaram alguns artefatos que, embora sem identificação, poderiam ter pertencido a Earhart e Noonan. Recentemente, análises da fotografia de outubro de 1937 que mostra o litoral da ilha revelaram um objeto desfocado saindo da água no canto inferior esquerdo da imagem. A forma de tal objeto é consistente com o que poderia ser um suporte e uma roda de trem de pouso de uma aeronave.

FONTE: New clue may shed light on Amelia Earhart mystery
CTV, publicado em 21/03/2012
[http://www.ctv.ca/CTVNews/SciTech/20120320/clinton-wades-into-amelia-earhart-mystery-120320/]


Nenhum comentário: