terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Os Quatro Filhos do Sol




CHINA. O vídeo, proveniente da China, foi postado no YouTube em 26/01/2012. Na seqüência, o sol aparece irradiando um arco suave onde aparecem quatro pequenos objetos luminosos esferóides, como quatro pequenas estrelas postadas, duas a duas, ao lado do Sol.

Apesar de estranho ou mesmo algo de apocalíptico (como uma metáfora astronômica para o Cristo cercado pelos quatro cavaleiros do fim dos tempos...), o fenômeno já tem sua explicação científica. Seria um efeito ótico (como sempre); uma ilusão chamada Parahelio, reflexos solares produzidos pela combinação de determinadas condições atmosféricas.


"Mãe Wiki...pédia" explica: os Parahelios aparecem como manchas de luz coloridas à esquerda e à direita do Sol à uma distância em torno de 22º, entre si. Podem ocorrer em qualquer lugar do mundo e em qualquer época ao longo de um ano (no vídeo chinês, era inverno). As esferas nem sempre são tão visíveis ou brilhantes como neste caso e os melhores momentos para a observação do fenômeno são ao entardecer e ao amanhecer, ou seja, quando o Sol está baixo no horizonte.

FONTE: Extraño efecto: 5 soles en el firmamento
IN Urgente24, publicado em 31/01/2012
[http://urgente24.com/areax/2012/01/extrano-efecto-5-soles-en-el-firmamento/]


Nenhum comentário: