terça-feira, 24 de maio de 2011

Weathertec - Ionização. Uma Usina Para Fazer Chuva


EMIRADOS ÁRABES UNIDOS - Capital: Abu Dhabi, uma cidade litorânea. O país pequeno, com 6,700 km² de território, localizado às margens do Golfo Pérsico, de frente para o Irã. É um lugar quente. Sua máxima de temperatura pode alcançar os 48º C; a mínima, entre 10 e 14° C em determinadas regiões. As chuvas prevalecem nas áreas montanhosas mas, em geral são escassas inclusive no litoral ou... eram. Na foto: panorâmica de Al Ain.

Em 2010, no estado oriental (a leste) de Al Ain, uma zona continental, longe do litoral e das montanhas, cinquenta chuvas foram provocadas utilizando usando uma tecnologia capaz de controlar o clima. Foram tempestades. Aconteceram no auge do verão, entre os meses de julho e agosto. Uma época em que simplesmente não chove. Nunca.



Também na capital do país, Abu Dahbi, as pesssoas foram surpreendidas pelas chuvas, muitas vezes chuva de granizo, acompanhadas de raios e vendavais. Secretamente, segundo reportagem do Daily Mail (janeiro, 20111), cientistas têm trabalhado para os Emirados, representado por seu presidente, o Xeique Khalifa bin Zaied Al Nahyan.

A tecnologia de controle do clima utilizada nos Emirados trabalha comionizadores gigantes. As usinas parecem um campo onde crescem altos abajures. Os ionizadores fazem o que o nome indica: criam átomos carregados negativamente: criam Íons. Os íons promovem a formação de chuva (água na atmosfera).


Uma Estação de ionização

Em um vídeo da empresa responsável pela execução do projeto, a Metro International Systems, vídeo que devia ser secreto, mas vazou... o fundador da Metro, Helmut Fluhrer, vangloria-se do resultado obtido. 

Acredita-se que essa foi a primeira vez que um sistema logrou produzir a chamada"chuva em céu claro". No passado, A China e outros países usaram tecnologias agressivas para conseguir "fazer chuva", usando produtos químicos para "semear nuvens.

Em junho de 2010, a Metro Systems construiu cinco estações ionizantes, cada uma aparelhada com 20 emissores capazes de liberar na atmosfera trilhões de íons formadores de nuvens. 

Ao longo dos quatro meses de verão nos Emirados Árabes, quando o nível de umidade do ar a 30% ou pouco mais, os emissores foram ligados. Então, contrariando todas as previsões meteorológicas, na região de Al Ain, a chuva caiu. Cinquenta e duas vezes em diferentes ocasiões, no período.

Os ionizadores também são econômicos. O sistema para a obtenção de água doce em uso nos emirados árabes são as Usinas de dessalinização (da água do mar). Para ser construída, uma dessas Usinas de dessalinização custa mais de 2 bilhões e 200 milhões de reais. 

Uma usina de ionização: cerca de 18 milhões e meio de reais. A manutenção do sistema de ionização Weathertec custa 16 milhões de reais por ano. A Usina dessalinizadora consome quase 120 milhões de reais.

FONTE: Have scientists discovered how to create downpours in the desert?IN Daily Mail/UK, publicado em 03/01/2011
[http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1343470/Have-scientists-discovered-create-downpours-desert.html]

Nenhum comentário: