terça-feira, 10 de maio de 2011

Vende-se uma ilha fluvial no Amazonas

AMAZONAS – No estado do Amazonas, no município de Careiro Castanho, localizada há 125 quilômetros de Manaus (capital do estado) uma pequena ilha pluvial está à venda. 

O terreno mede 8 hectares de área, tem uma casa com 72 m², um cais flutuante e algumas árvores frutíferas. No passado, no local, existiu uma criação de gado.

O proprietário, Sr. Nuno – (que preferiu não revelar o nome completo), 71 anos, garante que a documentação está em ordem. Ele conta: Meu pai comprou o terreno em 1907 por 40 "contos de réis". Morei lá por algum tempo mas preciso ficar em Manaus. Por isso estou vendendo.

De acordo com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a equipe enivada ao lugar apurou que, de fato, existe o título de propriedade datado de 1911 e o Instituto não tem restrições ambientais à realização da venda. 

Por outro lado, o Instituto de Terras da Amazônia, embora considere estranha a venda de uma ilha considera que, considerando tamanho do terreno, a venda é legal.

Sr. Nuno não esconde a o solo não é ideal para a agricultura mas acredita que o lugar tem um bom potencial turístico ou mesmo, pode ser um excelente lugar para morar. O preço da ilha: 60 mil reais (pouco mais de 37 mil dólares ou quase 26 mil euros).

Não é dapolítica de pautas deste site publicar weird news já publicadas em português por outros sites ou blogs de jornalismo porém, esta notícia merece destaque para que os interessados brasileiros possam arrematar a ilha antes que um gringo o faça. 

Até porque esta matéria foi publicada em inglês no blog Brazil Weird News. Eu, bem que fico com vontade de comprar a ilha... Excelente lugar para desaparecer de vez em quando.

FONTE: AFFONSO, Victor. Ilha é colocada à venda em Careiro do Castanho.
IN A Crítica, publicado em 05/08/2011
[http://acritica.uol.com.br/manaus/Ilha-colocada-venda-Careiro-Castanho_0_476952398.html]

Nenhum comentário: