terça-feira, 15 de março de 2011

Hong Dong, um Cachorro Caro, Muito Caro


CHINA-TIBETE – Os Mastiffs tibetanos (Do-khyi, no Tibete ou Mastim Tibetano, em português) são cães de guarda de grande porte e podem ser muito ferozes. Durante séculos foram utilizados como vigilantes de acampamentos de nômades e mosteiros. 

Acredita-se que raça seja uma das mais antigas do mundo e, segundo a lenda, Gengis Khan e o próprio Buda Sakyamuni tinham seus Mastiffs.

Mais recentemente, os Mastiffs tornaram-se símbolo de status social. Na China, atualmente muito valorizados, são procurados pelos novos ricos. 

Eles são considerados uma raça pura chinesa e raramente são encontrados fora do Tibete. Os preços dos Mastiffs tibetanos dispararam. 

Um filhote deles que custava cerca de 5 mil yuans (em torno de 1 mil e 300 reais) há cinco anos atrás hoje, vale centenas de milhares ou mesmo milhões de yuans.
Big Splash ou Hong Dong, em chinês [foto], tem 11 meses de idade e pesa mais de 81 quilos. 

Segundo seu criador, Lu Liang que é diretor do Tibetan Mastiff Garden, em Laoshan, próximo à cidade chinesa de Qingdao, Hong Dong é um espécime perfeito. Ele tem genes excelentes e vai ser um cão muito bem adextrado. Quando comecei este negócio, há dez anos, nunca pensei que (estes cães) alcançariam esse preço.

Hong Dong já tem dono. Ele foi comprado por 10 milhões de yuans, mais de dois milhões e meio de reais. O comprador, cujo nome não pôde ser revelado, é um milionário da mineração de carvão do norte da China. Hong Dong pode produzir lucro sobre o preço de seu custo em poucos anos: alugado para procriar, logo, seu dono poderá cobrar até 100 mil yuan ou 25 mil reais por cada inseminação bem sucedida. O Mastim não é apenas um mimo, é um investimento.

A alimentação de Hong Dong é especial: frango e carne bovina temperados com exóticos complementos como o pepino do mar e abalone (abalone: gastrópode, tipo de molusco muito apreciado na Ásia). 

O criador justifica, assim, o alto preço: Nós gastamos muito para criar um cão como esse e empregamos muitos funcionários nos cuidados com o animal.

Antes de Hong Dong, outro Mastim Tibetano foi um dos cães mais caros do mundo. Chamado Yangtze River (number two) foi vendido por 4 milhões de yuans (pouco mais de 1 milhão de reais). Foi levado, ou melhor, foi conduzido para sua nova residência, na cidade de Xi'an, China, por um comboio de 30 limousines negras. Coisas dos novos ricos chineses...

FONTE: 
MOORE, Malcolm. £1 million for 'world's most expensive dog'. 
IN Telegraph/UK, publicado em 15/03/2011 [http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/asia/china/8383084/1-million-for-worlds-most-expensive-dog.html]

2 comentários:

Carol disse...

Kii lindoo ! Parece um Ursinho de pelcia !

Me segue no twitter ? http://twitter.com/carolinehcrisz eu sigo voltaa ;)

Tenho uma ideia... disse...

ninguem fala de aves aqui..por que sera?