quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Nagas: Mito e Realidade




ÍNDIA – Uma serpente, cinco cabeças. O espécime da foto foi encontrado em Mangalore [ou Mangaluru], uma cidade do estado de Karnataka, sudoeste da Índia, nas dependências do Infosys Campus, uma empresa de tecnologia.




É comum entre historiadores e antropólogos, atribuir a crença em animais fabulosos e sua representação em peças artísticas como mera demonstração da incrível imaginação dos povos da Antiguidade. Todavia, a serpente com cinco cabeças poderia se um filhote da divindade Naga esculpida em pedra e exposta no Buda Park, do Laos.


Essas serpentes dotadas de múltiplas cabeças, policéfalas, são uma imagem milenarmente conhecida no Oriente e representam seres arcanos, que teriam existido em tempos muitíssimo remotos. No caso, estes seres ofídicos com muitas cabeças ou não são denominados Nagas. Os Nagas teriam sido um povo, uma raça híbrida, mistura de réptil e humano que habitava [ou habita] os subterrâneos deste planeta. Sua lembrança perdura até hoje, na esfera mitológica, como símbolo de sabedoria.

LINK RELACIONADO: O Simbolismo da Serpente













LINK RELACIONADO: O Simbolismo da Serpente

FONTE: Amazing Snake Five Heads
IN BERMUZE Blogspot – publicado em 23/04/2010
[http://bezmuke.blogspot.com/2010/04/amazing-snake-five-head.html]
TEXTO L. Cabus



Nenhum comentário: