quarta-feira, 23 de junho de 2010

Retratos Antigos – Quatro Apóstolos na Catacumba



Imagem: Pedro e Paulo

ITÁLIA – Trabalhos de restauração em uma catacumba, em Roma, utilizando tecnologia laser revelaram imagens até então imperceptíveis e que são, possivelmente, as mais antigas representações de quatro dos apóstolos de Jesus Cristo. São eles: André, João, Pedro e Paulo. As pinturas foram datadas entre a segunda metade do século 4 d.C. e começo do século V d.C.

O local está sendo restaurado por especialistas do Vaticano. O chefe de Arqueologia que coordena pesquisas em numerosas Catacumbas de propriedade do Vaticano, Fabrizio Bisconti, afirma: Essas são as primeiras imagens que conhecemos das feições destes quatro apóstolos. As figuras podem ter influenciado as representações posteriores dos primeiros seguidores do Cristianismo.

Os quatro apóstolos foram retratados em afrescos que ornamentam a tumba de uma aristocrata romana na Catacumba de Santa Tecla. A descoberta aconteceu depois de dois anos de trabalhos de restauração. Os retratos estavam cobertos com uma camada de carbonato de cálcio, acúmulo favorecido pela extrema umidade e ausência de circulação de ar no subterrâneo. O carbonato foi cirurgicamente removido com a precisão do laser sem causar qualquer dano aos afrescos.



FONTE: 'Oldest' images of Christ's apostles found in Rome.
IN BBC News – publicado em 22/06/2010
[http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/10382828.stm]



Nenhum comentário: