segunda-feira, 28 de junho de 2010

Censo Descobre Tribo Desconhecida na Papua-Nova Guiné


INDONÉSIA/NOVA GUINÉ - Neste país, o Censo 2010 fez um achado vivo antropológico em uma das mais remotas florestas da região: uma tribo até então desconhecida, reunindo cerca de 3 mil indivíduos. 

Caçadores e coletores, a nova tribo auto-denomina-se os Koroway e falam sua própria língua [ou dialeto]. Como outros aborígenes da região, também estes constroem suas moradas, que são, frequentemente provisórias, no alto das árvores.

Os Koroway estão na Idade da Pedra, diz o chefe da agência de Estatística da Indonésia Para a Papua-Mova Guiné. Os agentes do recenseamento, desbravadores, chegaram aos aborígenes a partir de informações fornecidas por missionários. Foi necessário caminhar na mata por duas semanas até encontrarem a tribo.

Eles andam praticamente nus. Somente as nádegas são precariamente protegidas com folhas de bananeira [afinal, ninguém quer sentar, desprevenido, em formigueiro]. Em Papua-Nova Guiné existem mais de duas mil e quinhentas tribos e cada uma fala uma língua diferente. 

Os cientistas temem que o avanço na exploração das riquezas naturais do país, desde as terras, para agricultura, quanto a exploração de minérios, atropelem a pesquisa antropológica, histórica e sobretudo filológica [estudo das línguas] que busca desvendar os enigmas que envolvem as origens destes aborígenes e a razão pela qual, tendo um modo de viver tão semelhante, falam essas línguas que perecem ser diferentes entre si.

Este pesquisador pensa.. Sim! pensa! O quê seria mais importante? Descobrir as origens étnicas, desvendar mistérios filológicos destes aborígenes? Ou, fornecer cuecas, calcinhas, sutiãs, shorts, calças, camisetas, galochas, proteínas, vitaminas e aspirinas ao menos! para essa gente? Que, [repare Caetano...] está em um estado visível! de subnutrição! Isso sem falar nos banheiros com água quente e encanada, o shampoo e o sabonete... Meditemos...

* PAPUA-NOVA GUINÉ: É um país do continente Oceaniânico [Oceania], insular, situado na parte oriental [leste] da ilha da Nova Guiné. A parte oeste da Ilha é o território de outro país, a Indonésia.

FONTE: New tribe discovered in Papua New Guinea
IN Discoverion/REUTERS - publicado em 26/06/2010
[http://www.discoveryon.info/2010/06/new-tribe-discovered-in-papua-new.html]

Nenhum comentário: