domingo, 12 de abril de 2009

Os Segredos do Deserto de Gobi




O deserto de Gobi, o quinto maior deserto do mundo, localiza-se entre o norte e noroeste da China e ao sul da Mongólia, estendendo-se por uma área de 1 milhão 295 km². Ali existem diferentes ecossistemas, variações climáticas e topográficas. Sua amplitude térmica é espantosa. 

A média anual situa-se entre -2,5ºC +2,8º C, porém, em suas diferenças extremas a temperatura pode ser extremamente quente, 38, 39º C ou fria -47ºC. Seus ventos a 30 metros por segundo. 

É um dos mais preciosos sítios arqueológicos do mundo onde são encontrados fósseis petrificados a céu aberto. No passado, o Gobi foi uma movimentada rota de caravanas, a Silk Road - Rota da Seda, ao longo da qual floresceram cidades importantes.


É o habitat de animais raros como camelo-bactriano [de duas corcovas, imagem acima] e o cavalo-de-przewalski [Equus przewalski]


Também abriga uma criatura mítica, o Aka Allghoi Khorhoi [Olghoï-Khorkhoï], um verme monstruoso que mata suas vítimas com um ácido venenoso. Não tem cabeça nem patas e sua cor é vermelho sangue. A criatura movimenta-se de modo estranho, como que girando. 

É atraída pela cor amarela.Tocá-lo produz morte instantânea. Dele também se diz que dá choques elétricos. A criptozoologia, estudando esta criatura, conclui que se trata, de fato, de um verme muito fino, medindo cerca de 1 metro de comprimento. Sua existência foi documentada, pela primeira vez, em 1926. 


O criptozoólogo francês Michael Raynal identificou o verme da morte como uma espécie desconhecida de anfisbeno, um réptil que vive em túneis subterrâneos. Todavia, há quem discorde porque os répteis anfisbenos são criaturas inofensivas.

Ocultistas de todo mundo reconhecem que o Deserto deGobi é um dos lugares mais misteriosos do mundo. Suas areias douradas, suas planícies de cascalho na paisagem nua escondem o insondável. A tumba esquecida de Gengis Khan, os fósseis da gigantesca fauna pré-histórica, a silhueta diáfana da cidade sagrada de Shambala, os tesouros dos homens e dos deuses guardados por estranhos seres encantados. L E I A   M A I S LOGO MAIS em atualização
20OUT2023

Nenhum comentário: