quinta-feira, 30 de abril de 2009

Nossa Senhora do Orgasmo!




Suécia: A Igreja da Madona do Orgasmo ou Igreja de Nossa Senhora do Orgasmo [! Madonna of Orgasm ─ Church Orgasmens Madonnas Kyrka] sofreu um golpe em sua credibilidade [?] depois que uma corte de Justica Sueca proibiu o nome da "religião" por ser "inaceitável e ofensivo".

O fundador da igreja, o artista plástico Carlos Bebeacua, residente em Lovestad, sul da Suécia, tem enfrentado uma longa batalha para registrar a Madonna of Orgasm Church como uma "corrente de fé" instituída dentroda comunidade. A igreja foi fundada no começo dos anos de 1990 e tem o mesmo nome de uma pintura [foto acima], obra de Bebeacua que motivou protestos na Exposição Mundial em Sevilha ─ Espanha, 1992.

Bebeacua se defende: "O orgasmo é Deus, o orgasmo deve ser adorado. O orgasmo é a satisfação máxima dodesejo sexual e não deve se limitar a uma ejaculação. Você pode alcançar o extase através da arte ou diante de uma paisagem [me angana que eu gosto...] e aí "Wow!" ─ [interjeição que indica alegria, surpresa agradável]. Bebeacua almeja que, com o resgistro de Nossa Senhora do Orgasmo como Igreja, como uma fé comunitária [a crença na divindade/sacralidade do orgasmo] mais pessoas se sintam encorajadas a considerar o orgasmo como Deus.

Em novembro de 2008, Bebeacua obteve uma vitória, quando uma corte administrativa do município anulou a negativa de legalização da Igreja que tinha sido decidida pela Sweden’s Legal, Financial and Administrative Services Agency [Kammarkollegiet ─ Agência de Serviços Administrativos, Financeiros e Legais da Suécia]. Mas a Kammarkollegiet, hierarquicamente superior à administração municipal, anulou a anulação! em 28 de abril de 2009. A apelação, que deixa a Igreja na marginalidade, alega a denominação "viola o que é aceitável como padrão de costumes e, portanto, não se enquadra na esfera do interesse comunitário".

Especificamente, a Corte rejeita a associaçao das palavras "Madonna" [que se refere e/ou evoca, inevitavelmente, a Virgem Maria dos cristãos-católicos]; orgasmo e Igreja. Na opinição da corte de apelação essa combinação de palavras ofende não apenas os cristãos, em geral, mas à sociedade como um todo.

Fonte: Court climax premature for Madonna of Orgasm Church
IN The Local: Swedwn News ─ publicado em 29/04/2009


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...