domingo, 8 de março de 2009

Já Existem Clones Entre Nós?




Roma: Demorou... mas, enfin aconteceu o inevitável. Apesar da discussão ética sobre a clonagem de seres humanos estar longe de alcançar consenso, o médico ginecologista italiano Severino Antinori [foto] revelou ao mundo que clonou três pessoas.

Atualmente, com nove anos [2009], os clones, dois meninos e uma menina, viveriam incógnitos no leste europeu. O cientista, pioneiro na técnica de engravidar mulheres que já passaram pela menopausa, ganhou fama quando, em 1994, conseguiu produzir gestação bem sucedida em uma paciente de 64 anos [frrrancamente" ─ este editor non sabe para quê isso, como se faltasse moleque no mundo!].

Evidentemente, o médico não parou suas pesquisas na questão da fertilidade das vovós e, embora não tenha apresentado provas, segundo ele, em respeito à privacidade das famílias, afirmou a clonagem feita a quase uma década: "Eu ajudei a trazer ao mundo três crianças usando a técnica da clonagem humana. As crianças nasceram saudáveis e continuam assim [desenvolvendo-se normalmente]".

A clonagem foi feita com material genético extraído das células de três homens estéreis. Os óvulos foram fertilizados em laboratório através do método conhecido pornuclear transfer [transferência de núcleo celular]. Este método é uma técnica aprimorada, desenvolvida a partir daquela que permitiu a clonagem da ovelha Dolly , em 1996.

Questionado sobre a reprovação ética e religiosa que fazem da clonagem humana uma polêmica jurídica oficialmente não resolvida, o médico preferiu se referir às suas experiências como terapia nova ou, ainda, recodificação genética, evitando o termo clonagem.

Duas semanas atrás, o cientista, anunciou que havia fertilizado artificialmente uma mulher cujo marido, afetado por um tumor no cérebro, se encontra em estado de coma irreversível. Realmente, criança nasce sem pai, que bom! ─ mas eu pode apostar que papai deixará gorda herança; pena que não noticiam os aspectos jurídicos de caso...

* Recentemente, na Índia, uma septuagenária teve uma filha e pretende ter outro filho. Eis que o homem reproduz, na pós--modernidade, os "milagres" bíblicos das personagens bíblicas que tiveram filhos em idade avançada: Sara [Sara, mulher do patriarca Abrãao, Antigo Testamento] e Santa Ana mãe de Maria e, portanto, avó de Jesus nos Evangelhos Cristãos ─ apócrifos, Evangelho de Maria]. Meditemos...


FONTE:
Italian doctor says he has cloned three babies
IN Google News/AFP ─ publicado em 04/03/2009






Nenhum comentário: