domingo, 8 de junho de 2008

A Pirâmide de Menkauhor

Pirâmide Menkauhor, sitio das escavações
Foto: REUTERS Amr Dalsh

SAKKARA, Egito: Na terça-feira, 5 de junho [2008] uma equipe de arqueólogos egípcios descobriu uma pirâmide de quatro mil anos de idade. O chefe dos arqueólogos, Zahi Hawas, informou que o monumento parece ter sido construída pelo obscuro faraó Menkauhor, da V dinastia [2465-2.325 a.C.], que governou somente por oito anos no 24º século antes de Cristo. Chamada de "pirâmide perdida ou "pirâmide sem cabeça, porque falta-lhe o topo, esta pirâmide, que tinha sido encontrada em 1842 pelo arqueólogo alemão Karl Richard Lepsius, logo desapareceu novamente sepultada pelas areias do deserto e nunca mais foi reencontrada pelos pesquisadores.

Também foi identificada uma via de procissões cerimoniais onde os altos sacerdotes, usando máscaras, carregavam os corpos mumificados de touros, represenativos de Ápis, animal sagrado no Egito quando a capital do império era Mênfis, ligado ao culto do Sol, período ptolomaico, 350 anos a.C.. Ápis era tido com o encarnação do deus da cidade [Mênfis]. O boi era escolhido por sua cor negra uniforme somente quebrada por uma mancha branca entre os chifres.

A base da pirâmide estava enterrada a 7,5 metros da superfície. O período histórico foi identificado pelo estilo da construção e pela tampa de um sarcófago, de granito cinza e pelos labirintos que conduzem aos grandes blocos de granito vermelho na entrada da câmara mortuária, arquitetura e materiais característicos da época do Médio Império.

Fonte: Egypt uncovers 'missing' pyramid of a pharaoh por Katarina Kratovac
In PHYSORG - publicado em 05/06/2007



Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns a este arqueólogo alemão LEPSIUS, por mais uma desoberta no egito, pais este lindo por suas belezas e mistérios desnumbrantes que cobrem as piramides "piramides dos tres reis", tutacamon, um rei jovem reinou por decadas, mas ate hoje esconde surpresas que nao foram descobertas, que talves um dia seja descoberta e dai inicia-se uma nova era das piramides. parabens pela descoberta.