quarta-feira, 18 de junho de 2008

Macaco Também Pensa no Futuro



Orangotango de Sumatra, Indonésia, no zoológico em Medan, junho de 2008. Os orangotangos são uma espécie ameaçada de extinção. Em todo o mundo, sua população é inferior a sete mil indivíduos. AP Photo/Binsar Bakkara


Chimpazés e orangotangos são capazes de exercitar o auto-controle, adiando uma gratificação; podem imaginar o futuro, o que significa que sua mente entende o tempo e mede possibilidades.  

A faculdade de planejar o futuro tem sido considerada exclusiva dos seres humanos porém muitos estudos com os chamados Apes e corvos contrariam essa idéia. Agora, pela primeira vez, existe uma "evidência conclusiva das avançadas capacidades de planejamento em espécies não-humanas", afirmam os cientistas Mathias e Helena Osvath.  
Os resultados da pesquisa, realizada na Lunds University Cognitive Science, Suécia, foram publicados esta semana [junho de 2008] no jornal Animal Cognition.

* Popularmente, macacos, para os cientistas APES são um grupo de primatas que inclui chimpanzés, gorilas, orangotangos e humanos.

Três macacos, duas chimpanzés fêmeas [Pan troglodytes] e um orangotango [Pongo abelii], macho, do Furuvik Zoo, foram a usar uma mangueira para obter frutos de uma árvore. Depois, foi oferecida aos animais a escolha entre sua fruta favorita e a mangueira.

Eles escolheram a mangueira; compreendiam que o instrumento significava mais frutas no futuro que a fruta fácil oferecida naquele momento. Mais tarde, os macacos usaram a mangueira apropriadamente. Quando lhes foi dada a opção de trocar a mangueira por outros objetos, como um carrinho de plástico ou um ursinho de pelúcia, novamente preferiram a mangueira.

Esses cientistas vão acabar metendo toda a Humanidade em grande encrenca. Pois se os "Estados de direito" do mundo já não dão conta dos direitos fundamentais da pessoa humana, o que vai acontecer quando todos tiverem de reconhecer que macaco também é é gente como a gente!? 

Vai ser um tal de cadastramento, carteira de identidade símia, bolsa-macaco, políticas de reparação e quotas nos serviços públicos para compensar os milênios de tratamento brutal a que foram submetidas essas criaturas deserdadas de sua real condição "humana"... Poxa, nós, os seres humanos, "nóis" só dá fora... Meditemos...


FONTE: Like Humans, Other Apes Plan Ahead por Robin Lloyd
IN YAHOO NEWS Live Science - publicado em 17/06/2008



Nenhum comentário: